domingo, 4 de novembro de 2012

A Falecida




Um espetáculo no “quintal” de uma casa de cultura, abaixo de uma chuva artificial intensa, com um elenco numeroso interagindo com a plateia e três pessoas fazendo um mesmo papel.Sim parece loucura, mas é arte, e das melhores!
Como uma brincadeira de criança o espetáculo começa e assim prossegue. Os atores, todos muito jovens trazem consigo a euforia estampada em seus rostos, o que rapidamente contagia os expectadores, que pela proximidade física já se sentem parte da trama. A ansiedade diante do cenário irreverente, e claro, da chuva artificial é unânime.
E o espetáculo segue deliciosamente, texto de Nelson Rodrigues, com direção geral de Nelson Baskerville, não poderia ser menos do que genial.
 O espetáculo marca a estreia de Sandra Modesto e Marcos Felipe como diretores. Os traços marcantes dessa jovem direção estão na criação coletiva, quando a musicalidade (funk e rap) são incorporadas à trama por exemplo, além da maneira nada harmoniosa com que o elenco se espalha por todo o cenário, dançando e atuando. A impressão que se dá é que tudo acontece ao mesmo tempo. E acontece.
Três Zumiras em cena, algo que despertaria a atenção do próprio saudoso dramaturgo. Logo no início quando a existência dos trios é informada à plateia, essa situação causa estranhamento, mas não são necessários mais do que alguns instantes para que isso fique claro e dê mais dinamismo à trama.
Em meio a toda aquele inovação, cenas e diálogos marcantes do original são mantidos.
A beleza de A Falecida, mais necessariamente “dessa” não está nas roupas, nos artistas, nem no cenário. Está na busca por detrás de todo esse trabalho, na busca de jovens talentosos, em transformar e adaptar clássicos da dramaturgia brasileira.
 O teatro está aí para ser adaptado, acredito que o melhor presente a ser dado ao Nelson Rodrigues nesse ano de centenário seja exatamente esse, mantê-lo vivo, presente e atual reinventando-o sempre que pudermos e soubermos.


4 comentários:

  1. Sou do elenco desse espetáculo e te digo: Obrigada! Como é bom ler isso,depois de tanto suor,estudos e por ai vai rs Obrigada de coração! São palavras assim que nos faz seguir em frente :) Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Poxa que legal Bruna!!!!! fico feliz pelas palavras,é sempre muito importante poder ter esse feedback do público.
    Esse é o maior ganho que podemos ter com a nossa arte,não é nada facil tocar esse barco por muitas vezes os Remos se tornam absurdamente pessados,mas o amor pelo que fazemos é sempre maior e mais pessado do que os Remos. Pessoalmente confesso que de todos os comentários escritos que recebemos até o momento o seu foi o que mais comunicou,palavras simples e inteligente sem minimalismo.
    muito obrigado. beijus na alma!!

    ResponderExcluir
  3. obrigada pelo carinho com que fala do trabalho Bruna!!!
    :)
    beijos
    Sandra Modesto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas mensagens Fabiano, Sandy e Sandra!
      Só tentei expressar o que senti!

      Vocês mereceram!!!

      Excluir